- Área: 500 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Daniele Domenicali
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma demonstração da "arquitetura volume zero", no qual reestrutura, algumas vezes, não implica necessariamente mantê-la. A intervenção envolve uma completa renovação de um edifício existente convertido em uma residência privada.
O projeto busca uma complexidade de volumes através da composição de elementos simples; o resultado sintético é a sobreposição de dois itens da natureza antitética que interagem em uma harmonia estrita.
O porão, que emerge do chão, estende-se a toda a paisagem externa e tem como objetivo gerar uma massa compacta no solo e, ao mesmo tempo, limitar o bloco sobrejacente caracterizado por um maior dinamismo e complexidade espacial.
Os materiais enfatizam o conceito de volumes em contraste: na verdade, nós optamos por uma pedra de Trani, enquanto que o volume superior é tratado em gesso. Um deck de madeira no piso térreo integra com pedra cinza calcárea utilizada nos caminhos.
Foi dada especial atenção à eficiência energética do edifício, estratégias ativas e passivas reduzem consideravelmente o consumo anual. O edifício está equipado com um sistema de aquecimento e de arrefecimento conectado a um sistema de absorção por meio de painéis solares.
Um sistema fotovoltaico pequeno, instalado sobre o telhado, garante a energia necessária para o funcionamento dos equipamentos.
As telas de sol motorizadas estão conectadas, através de um sistema de automação caseiro, em um sensor de luz que automaticamente administra a blindagem em função da contribuição de iluminação solar necessária.